quinta-feira, 31 de março de 2011

Cristão-cidadão... Cidadão-cristão


Vocês devem conhecer a parábola do Bom Samaritano, e é sobre essa narrativa que eu gostaria de falar um pouco. Interessante como ela é rica em sua interpretação. O bom samaritano nos ensina lições valiosas para a vida. E relendo o texto, percebi que uma delas é o nosso papel na sociedade.

Ela me leva a refletir que nós precisamos enxergar a realidade que nos rodeia - e o que nós vemos, hoje, vai além da decadência espiritual. As distorções estão patentes aos nossos olhos: Corrupção, violência, drogas, desigualdades sociais, sistemas falidos (saúde, educação, político...). Pessoas perdendo e vendendo a própria alma, individualistas.

Precisamos ser críticos da realidade à nossa volta e nos inquietarmos com o que vemos. Não dá pra continuar de braços cruzados, ou, simplesmente ignorar as nossas necessidades mais urgentes.

Não devemos cair no erro de termos a mesma atitude do sacerdote e do levita. Estavam tão acomodados ao “status quo”, que não foram capazes de enxergar que algo precisaria ser feito para mudar a realidade daquele pobre homem, caído à beira do caminho.

Como cristão-cidadão, não devemos permitir que as circunstâncias à nossa volta nos lance na apatia, na indiferença – Uma das atitudes do samaritano que chamam a minha atenção é a empatia, ele se identificou com o seu próximo (o homem caído). Enquanto que as outras pessoas foram indiferentes àquele momento, não se envolveram na história do outro para transformá-la, o bom samaritano não seguiu as atitudes delas.

Muitas pessoas vão levando a vida dessa forma: “Se todo mundo faz dessa forma, porque eu tenho que ser diferente?” Você já pensou nas vezes em que o seu coração se inquietou para fazer o bem a alguém, levar uma palavra de ânimo, de esperança. Suprindo alguém de roupas, alimentos? Penso que se todos nós tomarmos essas atitudes, o nosso mundo seria bem melhor.

Podemos ver no samaritano uma atitude que é nobre ao ser humano, é que além de não ficar indiferente, ele se envolveu na vida daquele homem e isso fez toda a diferença.

Como cristão-cidadão ou cidadão-cristão, o nosso maior desafio é fazermos diferença. E para isso, precisamos começar a enxergar com os olhos de Deus, a agir com o que temos em nossas mãos.

Afinal, nós somos cooperadores de Deus, para a construção de um mundo melhor, uma nova realidade.

Leny Brito

2 comentários:

  1. Olá passando par aapreciar seu blog.
    Gostei do que escreveu no blog da pastora Jubis.
    Seu blog é bonito e inteligente, bela escrita.
    Continuarei navegando degustando seus textos.
    Que Deus continue a lhe abençoar.
    com carinho,
    Bella

    ResponderExcluir
  2. Em meio a situação que nos encontramos hoje em nosso país, procurei por algo que me mostrasse a responsabilidade de nós cristãos em meio a sociedade e encontrei este rabisco... Excelente colocação! Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir