sábado, 8 de dezembro de 2012

A Maratona da Vida...

Sempre que vou falar algo sobre o Ano Novo, as palavras travam. 

Eu tenho que esperar um pouco para que as palavras se organizem e, por fim, tomem os trilhos que serão necessários para compor os passos desta jornada. 

A vida é dinâmica e, igualmente, as palavras têm “vida” própria. Como não há um controle absoluto sobre a vida, penso que as palavras também têm a liberdade de ir e vir.
 
Percebo a nossa inabilidade quando queremos pôr numa folha (ou numa tela) em branco os longos trezentos e sessenta e cinco dias que percorremos durante um ano, quando tentamos colocar os pingos nos “is”.
 
Sem querer, podemos até ficar indiferentes a alguns fatos que marcaram a história de cada um. E os caminhos da nossa memória podem nos esconder ou nos fazer esquecer coisas que foram importantes no seu devido tempo.
 
Por isso, hoje prefiro não voltar no tempo. Mas olhar para frente, fitar o horizonte e seguir.
 
Tal qual na maratona é com um pé na frente do outro, no seu devido tempo, que o atleta chega ao final da corrida; na vida, isso também acontece ou deveria acontecer. Devemos viver um dia de cada vez. A nossa vida é feita de momento a momento. E esses momentos podem ser prazerosos ou não. Pois o que vale a pena, o que dá sentido à nossa caminhada é irmos em frente sem nos deixar abater por alguns contratempos, que com certeza irão surgir na estrada.
 
Em um dos Salmos tem um verso que fala um pouco do desejo de todo ser humano: Viver! “Oh! Ensina-nos a aproveitar a vida! Ensina-nos a viver bem e sabiamente!” 
  
Que o desejo de viver, possa nos levar por caminhos plenos de amizades verdadeiras, atitudes dignas de acolhimento, sorrisos singelos e compartilhados, palavras encorajadoras, mãos que mutuamente se apoiam, abraços que falam mais que palavras.
 
Esta é a maratona da vida, na qual todos nós somos convidados a participar. Cada um vivendo no seu ritmo de felicidade. Aproveitando e compartilhando a descoberta do belo que há à nossa volta.                                       

Lembremos que tudo isso é real quando começarmos a dar valor às coisas simples da vida.
 
Que o encanto pela vida não se ausente de nós, e que os nossos sorrisos não percam o brilho e a doçura nos caminhos que irão se desenhando à nossa frente... 


Por Leny Brito

*Sl. 90.12 – Versão A Mensagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário