quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Integridade nossa de cada dia...




A grande questão é “O que podemos fazer para melhorar o nosso futuro?”  Eu acredito que está em nossas mãos darmos continuidade à bondade criadora de Deus. Não podemos continuar num estado de inércia, sem atitude. Onde cruzamos os braços e de uma forma irresponsável jogamos a responsabilidade dos nossos atos para Deus. Você concordará comigo que é muito mais fácil jogarmos a responsabilidade para uma divindade, do que assumirmos nossas responsabilidades. Afinal, essa já era uma prática bem utilizada na antiguidade e que nos foi passada adiante. Acho que essa atitude explica um pouco a nossa “incapacidade” de reação diante de tantas injustiças.

Enquanto rabisco estas linhas a indignação toma conta de mim. Percebo que a ganância fala mais alto, independente do que podem acarretar os atos ilícitos praticados, hoje, contra a vida do outro, contra a nossa própria vida. Pois o bem do outro será o meu próprio bem.

Acredito que o segredo para darmos continuidade à bondade criadora de Deus, é sermos íntegros em nossas atitudes. Assim poderemos colher bons frutos como igualdade, paz, amor, harmonia, liberdade e justiça que são partes do sonho de Deus para esse mundo. Pode parecer utopia. Entretanto, nós somos motivados por esses valores. Pois eles nos apontam para uma esperança de vida a ser alcançada.

Os valores que escolhermos para conduzir as nossas vidas serão o alicerce do nosso caráter. Bons valores formam um bom caráter. Infelizmente, vivemos numa cultura na qual os valores foram invertidos. E o que acontece é que muitas vezes, agimos de acordo com aquilo que nos é conveniente. Ainda acredito que nós podemos fazer diferença na nossa realidade. Tem um velho ditado que nos ensina sobre a formação do caráter: “Plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito, plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino.”

Não importa a posição que tenhamos na sociedade. O que importa é que, com integridade de vida façamos boas escolhas. Vale a pena tentarmos viver nessa dimensão da vida. Que nos desafia a agir com honestidade e leveza de alma.

Não nos esqueçamos de que acima de toda a criação, Deus nos fez à sua imagem e semelhança. E é assim que Ele nos ama e nos enxerga. Ele quer contar conosco nos processos da nossa história, da nossa caminhada.

Leny Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário