quarta-feira, 17 de junho de 2009

Reino de Deus e Danoninho...


No último final de semana, eu estava pensando qual a mensagem que iria refletir com a igreja. E, essa mensagem foi inspirada de uma maneira nada convencional, para se "trabalhar" um texto bíblico - eu estava na manicure! (rsrs... )
Mas, o mais importante é que a fonte da minha inspiração foi a Anne, uma garotinha de pouco mais de um ano de idade, neta da manicure. Isso mesmo! E isso, aconteceu quando ela foi tomar o seu danoninho. Ela batia palminhas a cada colherada, tamanha a sua alegria! (rsrs..) Não pude me conter e falei, que o reino de Deus é assim: de alegria, de contentamento. E que foi o próprio Jesus quem disse, que temos que nos tornar como crianças para que possamos entrar no reino de Deus! Depois pensei comigo: "É isso que será ministrado no domingo!" E assim.... foi... rsrs
Em Lucas 18.15-18, nós lemos que as pessoas traziam as crianças para serem abençoadas por Jesus. Só que os discípulos queriam impedir. Porém Jesus os surpreende, quando afirma que quem quisesse entrar no reino de Deus teria que se tornar como uma criança!
Mas, o que é o Reino de Deus? Em um dos seus textos, Ed René fala o seguinte: "Para a maioria das pessoas, o reino de Deus é uma parte da realidade onde são respeitados os dogmas, observados os códigos morais e praticados os rituais da religião cristão. Acreditam que para participar do reino de Deus, é necesário esta´de acordo com um conjunto de verdades objetivas: doutrinas e dogmas. Para estes, buscar o reino de Deus em primeiro lugar significa afastar-se das atividades mundanas e envolver-se nas atividades religiosas."
Ao colocar a criança, como modelo a ser vivido para que possamos receber o seu reino, Jesus quer que entendamos que seu reino é de vida, de alegria, contentamento! Atitudes que jamais serão expressas pela religiosidade.
O reino de Deus é oferecido ao homem de forma espontânea, com alegria - Temos que ter a atitude de criança, quanto ao seu encantamento pela vida. A criança vive cada momento. Logo, se quisermos entrar no reino de Deus, temos que aprender a viver o novo de Deus, da vida a cada dia; e isso, é um processo crescente. A criança não se contenta a uma brincadeira somente, ela quer aprender mais e mais, passar para a próxima etapa. Ela não se preocupa com o que virá à sua frente. Ela, simplesmente, se alegrará com o presente seguinte, e vive. Acredito que quando Jesus coloca a criança como espelho, para caminharmos na direção do seu reino, Ele está indicando que esse caminho deve ser prazeroso, e que devemos celebrar as realidades que surgem à nossa volta. Não devemos ter medo de descobrir novos horizontes, tomar novas posturas, repensar o que cremos. Pois, assim como um criança se alegra e cresce a cada descoberta; da mesma forma, Deus tem prazer em que seus filhos cresçam a cada dia.
O reino de Deus transmite vida ao homem - Sabemos que uma das qualidades da criança é esbanjar as suas energias, e isso é a vida que flui dela. Ela está viva, e suas atitudes envolvem, atraem quem passa por perto. Ela tem uma sensibilidade aguçada, e quer usufruir e aproveitar cada passo dado. Na sua relação com Deus, o homem se torna refém da sua religiosidade: o ser humano se envolve tanto na sua obrigação de cumprir a lei, de fazer tudo certo - não pode errar um passo - a tal ponto, que ele se esquece de que é humano! Perdendo, assim, a sua sensibilidade diante da vida. E Jesus vem para resgatar o homem. Trazendo vida, trazendo o reino de Deus ao coração do homem. Quantas e quantas vezes, Jesus alertou para esse perigo, quando ele mostrava que atitudes de amor, de compaixao são mais agradáveis a Deus do que guardar o sábado ou cumprir rituais religiosos. Pois, são nessas atitudes, com o toque de sensibilidade, que o reino de Deus é vivido e experimentado no coração de cada filho seu!
Que possamos deixar que a criança que existe em cada um de nós, possa renascer todos os dias. E, numa atitude de reverência à vida, possamos bater palmas diante de cada descoberta da grandeza e da simplicidade do reino de Deus; como uma criança que degusta um saboroso danoninho!
Leny Brito

6 comentários:

  1. Leni, quão real é essa verdade de vida em Jesus, viver como criança. Viver sem formalidades causadoras de empasses, talvez melhor seria achegar-se como uma criança e sorrir, sem pedir licença, indomada porque vive a intensidade. E nós pobres "adultos" quão vezes nos perdemos porque não vivemos o natural da vida em Cristo, podados por religiosidades... nos perdendo no tempo, engolidos pela vida... Que possamos nós como crianças degustar danoninhos, lambuzando-nos na alegria de Jesus. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Que bom ter vocês acrescentando à minha vida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Essa mensagem falou tanto ao meu coração que tomei a liberdade de enviá-la a alguns amigos meus que eu amo, claro que divulgando a autora. Um grande abraço Leny.
    com essa mensagem vc acrescentou mais entendimento do Reino de Deus ao meu coração.
    Beijo.
    Galba de Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Olá Galba!! Fique à vontade amigo, e essa sua atitude me dá ânimo pra continuar rabiscando...rsrs Também, tenho aprendido muito.
    É interessante pecebermos como o Reino de Deus é acessível à todos.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Hey!!!
    Sou sua fâ nº1!!!
    Amei esse texto. Que riqueza de analogia!!!
    Que Deus sempre faça destes rabiscos um caminho que nos leve a desfrutar de fato dos banquetes de Seu Reino.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir