sexta-feira, 11 de março de 2011

A dor do outro é minha também

As últimas notícias sobre essa grande tragédia natural que ocorreu no Japão, e as mortes nos países do Oriente Médio causadas pela ganância de homens sedentos pelo poder, que roubam a liberdade do outro; me fazem refletir o quanto nós somos pequenos demais, em relação ao grande amor de Deus.
O pouco que tenho aprendido sobre o caráter de Deus, através do seu Filho Jesus, me afasta de um discurso no qual advogo a "a fúria de Deus que está sendo derramada".
O que vejo em relação aos países do Oriente Médio é um povo que se cansou de ter a sua liberdade tolhida, massacrada, por um pequeno grupo de privilegiados. A liberdade é um direito de todos. Mas infelizmente, ainda existem pessoas que só se "completam" quando têm o seu egoísmo satisfeito. E para isso, não medem as conseqüencias nas quais os seu atos insanos e gananciosos irão causar ao outro.
Quanto à tragédia ocorrida no Japão, não consigo entender como somos precipitados em diagnosticar o problema da forma mais simplória possível: "é castigo de Deus!" Não creio em um deus que "arrasa com tudo" para chamar a atenção da humanidade! Ele não precisa de holofotes pra dizer que estar presente. Ele veio de forma serena, foi notado e seguido por poucos, mas continua caminhando entre nós, quando vemos pequenos atos com a grandeza do amor.
O amor fala mais alto quando nos curvamos e acolhemos os feridos, limpamos as suas feridas e os amparamos. E mesmo que não estejamos perto para tocá-los o nosso coração se une em oração, para que sejam consolados e encontrem forças. E assim, possam se levantar munidos de vigor e esperança.

Encontrei esse poema que toca profundamente o meu coração nesse momento, e compartilho com você.
“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo;
cada homem é parte do continente, parte do todo;
se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor,
como se fosse um promontório,
assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua;
a morte de qualquer homem me diminui,
porque eu sou parte da humanidade;
e por isso,
nunca procure saber por quem os sinos dobram,
eles dobram por ti”
(John Donne imortalizado por Hemingway)


2 comentários:

  1. Belo texto Leny!
    Gosto da maneira doce que você escreve mesmo neste momento tão difícil! Precisamos da sua docura nesta construção de uma sociedade melhor1 Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Querida pastora, gostei da sua posição, porque pra acreditar no que algumas pessoas dizem, precisamos acreditar que Deus está furioso com o mundo todo...basta olhar um pouco mais e veremos quantos acontecimentos tem abalado a humanidade que está sofrendo...e isso é só o começo...o homem desmata, polue os rios e mares, asfalta e levanta arranha-céus até onde não pode... a natureza apenas está voltando para o lugar que lhe tiraram sem pedir pesmissão...

    ResponderExcluir