sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Desapegos

Há pessoas que adoram fazer uma faxina, outras nem tanto. Eu estou no segundo grupo. Talvez, pelo esforço físico, porque faxina exige muito disso. Ou quem sabe pelo fato de não querer me "desapegar" de alguns objetos que vão se amontoando ao longo do tempo.
 

É impossível uma faxina ser faxina se ela não nos condicionar a tirarmos alguma coisa. Mesmo que seja pra trocar de lugar, ou na pior das hipóteses excluir de vez algo que não tem mais a sua "utilidade".
 

É interessante como  nós nos "apegamos" a objetos, os mais diversos possíveis! Ah,  não venha me dizer que você não tem esse "apego". Bem, pra tirar essa dúvida, dá uma olhada nos seus armários do quarto , na escrivaninha. Isso sem falar nos outros objetos da casa. E, como eu imagino, você vai ver que existe pelo menos um objeto que você deixou lá no canto, por um simples "capricho" seu! É esse "capricho" que  alimenta o nosso apego pelas coisas.
 

Então é isso, quando me aventuro na tarefa de "faxinar" meu quarto, o resultado é o mesmo. No mínimo duas sacolas cheias de quinquilharias. Infelizmente, objetos que no seu tempo tiveram seu valor, sua utilidade, sua beleza. Mas com o tempo se desgastaram. E agora precisam de um outro "rumo", de um outro endereço para que voltem a ter "sentido". Ou para que possam perpertuar a sua "existência", quem sabe?
 

Porém, eu percebo que esta tarefa não é nada fácil! No meu caso, leva horas de arrumação. Olho para o objeto que está pronto pra ser descartado, e num ato de "desapego" ele é colocado de lado. Ele não retorna para o lugar que estava antes. Retiro a poeira do lugar, deixo o espaço vazio. Com certeza, um outro objeto vai ser posto ali, mais cedo ou mais tarde.
 

Eu confesso que  esse ato de des-apego daquilo que adquiri  ou ganhei nunca acontece na primeira faxina. Pra que isso ocorra são necessárias várias faxinas, sempre alguma coisa vai ficando. Por mais que eu descarte alguma coisa, sempre fica algo, que na próxima faxina terei que abrir mão. Esse é o motivo das sacolas estarem sempre cheias.
 

Depois de falar de tanta faxina e desapego de coisas, objetos, lembro que a nossa vida é como esse "quarto" que precisa ser  "arrumado", "limpo" de vez em quando.
 

E, igualmente à nossa faxina do quarto, sempre irá existir algo de que não nos desapegaremos de imediato. E essa atitude de apego àquilo que pode ser mudado faz com que a nossa vida fique estagnada, sem perspectiva, em relação às várias possibilidades, novos desafios que surgem no horizonte.
 

A vida nos mostra os caminhos. E, aos poucos, nos aventuramos nos dolorosos caminhos dos desapegos.  
Leny Brito

2 comentários:

  1. Ótimo texto! Lembrando que são em faxinas como estas que muitas vezes vemos novidades em nossas vidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que o desapego é ruim, isso ele é. Porém tem hora que as novidades não fazem tanto sentido. Que bom que gostou do texto!
      Obrigada

      Excluir